Dores musculares


Dores Musculares:
- Massagem de Pedras quentes / Geotermal
- Canelaterapia
- Massagem Terapêutica ( patologias)
- Aromaterapia
- Auricoloterapia
- Moxabustão
- Tui Na

Massagem geotermal (pedras quentes e frias)

 


A utilização de pedras vulcânicas quentes e frias, técnicas de massagem e óleos essenciais são os ingredientes que estão na base de uma experiência única e relaxante, conhecida como massagem geotermal, termoterapia ou massagem de pedras quentes. Utilizando as pedras a massagem é focalizada nos pontos do corpo ou nos músculos que mais necessitem. As pedras quentes utilizadas, são pedras especiais, de basalto, lisas e macias, produto do processo de arrefecimento de lava vulcânica; as pedras frias são de mármore branco.

Possuem tamanhos e formas variáveis em função da região a serem aplicadas. O método consiste em dispor alternadamente ao longo da região da coluna vertebral, pedras quentes e frias, bem como nos braços,  pernas e rosto. Os pés e mãos também, não são esquecidos já que estes também possuem pontos de energia vitais. O calor emanado das pedras alcança as terminações nervosas superficiais, descontraindo os músculos sem que seja necessária a pressão da massagem tradicional.

O calor proveniente das pedras e a sua própria composição são benéficos para a circulação sanguínea (má circulação), para os músculos (dores musculares), para as articulações (artrose, artrite, etc.), para o aparelho digestivo e aparelho respiratório, para tranquilizar o sistema nervoso, para aliviar o cansaço, a angústia e a depressão, para insónias, para melhorar a capacidade de concentração, para alívio de cólicas menstruais, para fortalecimento do sistema imunitário, para acelerar o processo de cura de determinadas lesões e males, bem como para ajudar no relaxamento físico e mental.

As pedras frias actuam como um estimulante, tonificam os músculos, restabelecem a energia vital, melhoram as funções orgânicas e contribuem para a perda de peso, tendo inclusive um efeito analgésico, que alivia as inflamações. Para além disso, harmonizam o sistema nervoso, reduzindo significativamente os níveis de stress. Trata-se de uma terapia igualmente utilizada no tratamento da obesidade, gordura localizada e celulite.

Consoante o problema a ser tratado, é utilizado um óleo base específico adicionado de determinados
óleos essenciais 100% puros. Devido à própria natureza do tratamento, os resultados são percebidos de forma notável a partir da primeira sessão.

A massagem geotermal não é recomendada para certas pessoas:
com infecções ou inflamações na pele, comichão ou feridas não cicatrizadas;
com tumores; com hérnias abdominais;
com zonas de fracturas recentes; imediatamente após cirurgias;
imediatamente após quimioterapia e radioterapia, a menos que haja recomendação médica escrita;
com propensão à formação de coágulos sanguíneos;
com problemas cardíacos, a menos que haja recomendação médica escrita;
grávidas.


Caneloterapia


O seu aroma forte a canela, conduz-nos a ambientes exóticos e afrodisíacos, contudo ela é muito utilizada pela sua acção medicinal, o calor que ela provoca é ideal para incorporar em tratamentos de artroses, dores de ossos, dores muscularese, eliminação da celulite e casca de laranja(alisando a pele de forma bem visível), devido ao seu efeito térmico.

Da união da canela com a casca de noz, surge uma máscara intensa e quente, com acção lipolítica, alisando a pele e deixando-a sedosa.

Origem

A canela é usada desde a antiguidade por gregos, romanos, hebreus, indianos e chineses, descoberta há mais de 2500 anos, utilizada para fins religiosos e aromáticos, tratada como uma especiaria de comércio extremamente lucrativo. Seu nome científico é “cinnamomum zeylanicum” que significa madeira doce, os chineses a consideram como símbolo de sabedoria. Além desse tipo de canela existe outra espécie chamada
de falsa canela também muito cultivada na china seu nome científico é “cinnamomum cássia”.

Óleo de canela

O óleo de canela actua contra as dores artríticas, musculares e reumáticas. Ajuda a prevenir a osteoporose e aliviar sintomas da menopausa. Combate o stress, a frigidez e a impotência, as gripes e resfriados, as infecções microbianas, a neurastenia ou qualquer tipo de estagnação física, emocional ou mental. É um forte estimulante circulatório, cardíaco, metabólico e respiratório, ajuda a relaxar a musculatura.


Composição e propriedades:
Rica, em cálcio, sacarose, tanino, açúcares, o aldeído cinâmico com cerca de 80% caracteriza-se como seu componente principal.
Possui propriedades: Adstringente, afrodisíaca, anti-séptica, digestiva, estimulante, sedativa, tónica e vasodilatadora.
Contra-indicações/cuidados: varizes, gestantes, alergias respiratórias ou com hipersensibilidade conhecida a este ou a outros produtos aromáticos. CUIDADO: abortiva.
“'Não há um alimento por si só capaz de reverter uma doença. Há um conjunto de fatores. Cabeça boa, corpo em movimento e uma pitadinha de sabor não fazem mal a ninguém...”

Massagem Terapeutica

Massagem Terapeutica é uma combinação de terapias holísticas, desde o amassamento com óleos aromáticos (aromaterapia), “Tui Na” (antiga arte de cura da medicina tradicional chinesa), Auriculoterapia,
 a ventosa terapia (elemento terapeutico de vácuo), a moxabustão (aplicação de calor em pontos energéticos), entre outras... vão contribuir para um alívio das dores musculares/ articulares/ ósseas/ imobilização ou problemas movimentação/ má circulação de sangue/ dormência/ stress/ relaxamento/ depressão!!

Aromaterapia

O nome “Aromaterapia” surgiu na passagem do séc. XIX para o séc. XX, quando o químico francês René Maurice Gattefossé usou o termo pela primeira vez. Na concepção deste proeminente químico, a aromaterapia significava o que diz a própria palavra – é uma terapia através das propriedades aromáticas dos óleos essenciais. Sendo que estes não são mais do que um óleo aromático extraído principalmente pela destilação de folhas, flores e cascas, as propriedades terapêuticas físicas e psíquicas resultam dos princípios activos existentes nesses óleos voláteis.

Auricoloterapia

Auricoloterapia é, também designada de Auriculopunctura ou terapia auricular, é praticada há milênios, pelos chineses, sendo inclusivamente uma técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mas também por outras culturas antigas, em particular pelos egípcios. Baseia-se no princípio de que os pontos auriculares estão relacionados com as várias partes do corpo. A sua estimulação vai actuar nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento. Para tabagismo, emagrecimento, stress, ansiedade e vários outros distúrbios. O tratamento é feito com agulhas e/ ou esferas.

Moxabustão

A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em  pontos e/ou certos regiões do corpo humano. A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meredianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a humidade e o frio que promovem disfunções no organismo. O efeito do calor ou radiação infravermelha se soma a energia yang do corpo potencializando esse aspecto (yang) da energia (chi) podendo inclusive ser conduzido até o seu extremo ou seja a  transformação no aspecto oposto da energia (yin).

Ventosa terapia

Tem-se informações do uso de ventosas desde o Antigo Egipto. É também mencionada nos escritos de Hipócrates, e pelo povo Grego no século IV A.C.. Foi provavelmente conhecida e utilizada também por outras antigas nações. O antigo instrumento utilizado para fazer ventosa era a cabaça, conhecida naquela época como “Curubitula”, que em latim significa ventosa.


O uso de ventosas no Ocidente antigo era um elemento terapêutico corriqueiro e de grande valor , pois na falta de outros elementos da ciência, a ventosa terapia era utilizada praticamente na cura de todas as  oenças. Como um instrumento curativo mágico em sua essência, pelo contacto íntimo com o interior do corpo através do sangue. Ela era respeitada também pela sua actuação no elemento energético gerado pela respiração, teoria que se assemelhava aos conceitos da medicina Oriental. Celsus também descreve aplicações de ventosas no primeiro século D.C., advertindo que a aplicação de ventosas é benéfica tanto para doenças crónicas como para agudas,  incluindo ataques de febre.


A ventosa tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas causadas pela água e pelos alimentos. Pois a estagnação do sangue coagulado, escuro e sujo, nos músculos das costas ou nas articulações é considerado pelas terapias Orientais como um dos elementos causadores de doenças, sendo necessário retirá-lo para que o paciente possa se restabelecer.


A ventosa é usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório, gripes e resfriados, asma (especialmente nas crianças), limpa o sangue, fortalece os vasos sanguíneos evitando enfartes e derrames , e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada, conseguindo-se redução de 3 a 10  centímetros na medida da cintura, coxas e braços, activando a circulação sanguídnea e linfática, reduzindo a retenção de líquidos no organismo feminino. A ventosa associada com a massagem tem conseguido resultados impressionantes para redução da gordura localizada e, principalmente, das celulites...


A aplicação de ventosas é contra-indicada para casos de febre-alta, convulsões ou cólicas, alergias na pele ou inflamações ulceradas, áreas onde o músculo é fino ou a pele não é plana por causa dos ângulos e depressões ósseas, no abdómen e região lombar em gestantes. A aplicação das ventosas deixa frequentemente uma marca púrpura na pele aonde esta foi sugada, isto é normal e vai desaparecer sem tratamento especial.

Tui Na

“Tui” significa empurrar, pôr em movimento, apertar, comprimir, estimular, afastar, separar e dissipar. “Na” significa pegar, segurar, puxar, amassar e massajar. Este termo é representado por dois caracteres sobrepostos: o de baixo significa "mão" e o de cima significa "união", "harmonia". Tui-Na significa, assim, "a mão que busca a harmonia, comprimindo, estimulando, pondo em movimento." Intensa e estimulante, a Massagem Tui Na ,contribui para a desobstrução dos meridianos, promove a circulação da energia e do sangue, harmonizando as energias Yin e Yang, regula as funções dos órgãos internos e lubrifica os tendões e ossos, proporcionando uma profunda sensação de reequilíbrio com efeito prolongado na redução das tensões e do stress. As aplicações mais comuns são : dores articulares, ósseas ou musculares de todos os tipos, problemas do foro ósseo, muscular ou tendinoso, má circulação de sangue, dormência, stress, relaxamento, depressão, imobilização ou problemas de movimentação e estética.





Sem comentários:

Enviar um comentário